Ao contratar um arquiteto você estará contratando um serviço que buscará ao limite os seus interesses, seja o desejo da casa que sempre imaginou, ou uma obra rápida com o melhor custo benefício ou até a otimização de um espaço com um projeto de marcenaria específico. Os arquitetos são os únicos profissionais que possuem os conhecimentos e habilitações acadêmicas e legais para fazerem projetos de arquitetura, urbanismo, paisagismo, interiores e restauração do patrimônio histórico cultural.
O trabalho de arquitetura é desenvolvido em etapas. Todo o processo, das primeiras definições até a obra realizada, pode ser dividido em seis partes, podendo variar conforme a complexidade do projeto ou a demanda do cliente.
O programa de necessidades é documento que exprime as exigências do cliente e as necessidades dos futuros usuários da obra. Elenca inicialmente os ambientes desejados, o padrão de qualidade e seu pré-dimensionamento.
Corresponde à concepção e representação da configuração inicial e aproximada da obra pretendida. Será apresentada a arquitetura do edifício e uma primeira indicação do sistema estrutural a ser adotado. Para tanto é necessário o levantamento planialtimétrico do lote. Nesta fase deverá ser aferido o atendimento completo do programa em termos de áreas e características dos ambientes. Após a primeira emissão do estudo a contratante fará comentários e observações. O projeto será revisto e uma nova emissão será feita. Será feita então a emissão final do Estudo Preliminar.
Os desenhos do estudo preliminar são aprimorados, incorporando-se neles as informações necessárias ao orçamento e contratação dos projetos complementares: fundações e estrutura; instalações elétricas, instalações hidráulicas, etc.
O projeto legal se destina à representação das informações técnicas necessárias à análise e aprovação, pelas autoridades competentes, da concepção da edificação e de seus elementos e instalações, com base nas exigências legais (municipal, estadual e federal), e à obtenção do alvará ou das licenças e demais documentos indispensáveis para as atividades de construção.
É a versão inicial do Projeto Executivo, compatibilizando o projeto de arquitetura com o projeto estrutural e os demais projetos complementares.
O Projeto Executivo caracteriza-se pelo aprofundamento e completo detalhamento dos projetos elaborados na fase inicial, compreendendo a definição precisa e definitiva de todos os elementos da edificação, seus componentes construtivos, materiais e procedimentos construtivos, procedimentos de fabricação e operação dos diversos sistemas. Serão elaborados e compatibilizados, de forma definitiva, os projetos de todas as modalidades contratadas para a obra.